9 coisas que você precisa saber prá não se decepcionar com a Austrália

1 – O verão é chuvoso e o inverno frrrrio
Pelo menos assim tem sido em Sydney, um mix entre o clima tropical de Queensland e o inverno rigoroso de Melbourne. Mas há esperança: entre dias chuvosos no verão e gelados ventos no inverno, o sol brilha lindamente. A enxurrada é só de fotos nas redes sociais.

2 – As empresas não oferecem tantos benefícios quanto as do Brasil
Na Austrália não rola vale-transporte, décimo terceiro, seguro saúde, vale-refeição nem seguro desemprego. Por outro lado, as empresas aqui estão aptas a conceder um dos benefícios mais desejados pelos estrangeiros: o visto prá se tornar residente do país. Melhor uma cidadania australiana do que um VT né?

3 – Esqueça as barbadas dos outlets americanos
Mas tem opções de roupas baratas na Austrália? Sim. Elas duram mais do que 5 lavadas? Não.

4 – Depois de um tempo você vai odiar seu primeiro emprego
A não ser que você ame lavar louça, depois de uns meses, ser dishwasher passa a ser um martírio e não um simples ganha-pão. O grau de felicidade ao conseguir esse emprego só será superado pelo dia que você deixá-lo.

5 – Tem pilantra aqui também
Em menor grau é claro, mas, assim como em qualquer lugar do mundo, na Austrália também tem gente que vai querer te passar a perna. Empregadores que não pagam, donos de apartamento que querem tirar vantagem, golpes no ebay e por aí vai… Malandro não tem caráter nem nacionalidade.

6 – Austrália é cara e barata ao mesmo tempo
Prá quem trabalha aqui, funciona mais ou menos assim: serviços e aluguel dão a maior abocanhada na renda, eletrônicos são acessíveis e comida pode ser bem baratinha. Com menos de $15 prá dá filar um almoço limpinho e bem servido. Ainda assim, esse é um valor considerado alto pros australianos, que não se intimidam em carregar a própria marmita.

7 – É arriscado tirar sefies com cangurus selvagens
Mas em alguns zoológicos rola de boas. É um dos poucos casos em que suborno é uma prática aceitável na Austrália: você entra com a comida e eles chegam junto na selfie. Curtiu?

8 – A escolha do lugar onde morar é tão importante quanto a escolha da escola
Com base no bairro, você pode estar inserido na comunidade portuguesa, libanesa, grega, vietnamita, ou a nacionalidade que preferir. Quanto mais perto do litoral, maiores as chances de viver o legítimo estilo de vida australiano. Coincidentemente, essas regiões também estão povoadas por brasileiros. Mas cuidado: sempre tem brasileiro em todo lugar, e aqui não é diferente.

9 – A Austrália é longe de tudo e tudo é longe na Austrália
Os intermináveis voos que separam a Austrália do resto do mundo provam o isolamento dela. Uma vez na Austrália, explorar o país de canto a canto também requer um bom investimento de tempo. Uma vez definida a cidade onde se estabelecer, os obstáculos da distância ainda existem – esse é o caso de Sydney, pelo menos. O negócio é explorar cantos remotos quando tiver tempo e concentrar sua rotina do dia-a-dia numa determinada região. Ou investir num plano power de internet prá te distrair durante os deslocamentos.

Quer ler mais textos como esse? Curte Sua Conterrânea no Facebook.

Texto: Natália Godoy – Imagem: arquivo pessoal

3 thoughts on “9 coisas que você precisa saber prá não se decepcionar com a Austrália

  1. anita says:

    achei muito bom!!!!!!!! realmente td brasileiro que vem pra ca tem que se informar, alguns brasileiro ainda tem complexo de inferioridade , isso tem que acabar. gostei muito da australia (gold coast) principalmente a seguranca e a generosidade, agradeco a tds .
    feliz ano novo pra td mundo

    • priscila says:

      ooi. estou indo para gold coast no fim do ano (2017).
      vc pode me falar como que ta aí na questao de emprego??
      o que tenho mais medo é de demorar demais p achar um trabalho, seja qual for..
      conheço pessoas com nivel mt bom de ingles que demoraram 2 meses para achar.
      obrigada

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *