Esclareça de uma vez por todas a interminável e repetitiva lista de dúvidas sobre a vida no exterior. – É seguro morar aí?
Você sobreviveu a um dos países com maior incidência de homicídios do mundo. Viveu maior parte da sua vida desconfiando de estranhos, trancafiado atrás das grades do seu prédio e evitando o uso do celular em público. Tem certeza que segurança é realmente sua maior preocupação durante os 6 meses que passará no Canadá?
– É muito difícil arranjar emprego?
Duro mesmo é conseguir se vender em outra língua, competir com mão-de-obra local, abandonar o conforto do escritório… Tirando isso é moleza.
– Tem salão de beleza bom para retocar minhas luzes, fazer depilação e unhas?
Não. A galera aqui anda feito bicho das cavernas. Cabelo desgrenhado é a regra entre as mulheres e depilação é um hábito estritamente limitado à cultura brasileira. Entre os homens, a barba rançosa exala um odor bem desagradável. A última coisa que irão reparar é na falta de manutenção das suas californianas.
– Tem cachaça para vender?
Tem até chá de boldo filho! Mas prá destruir seu fígado com a marvada, esteja disposto a vender um rim também, porque a bichinha fica cara quando cruza o oceano!
– Estou embarcando amanhã. Algo imprescindível que deva levar?
Um filhote de tiranossauro rex, a alça esquerda do sutiã bege da sua professora da 2ª série e uma escova de dentes usada do Bill Clinton. O resto tem tudo aqui. Ah, traga também um pouquinho de bom senso. Não pesa nada mas eu mesma já esqueci várias vezes…
– Qual é a melhor escola para estudar inglês?
De preferência aquela que não ameace denunciar suas faltas para a imigração. Se conseguir um trabalhinho bacana, é bem provável que ele seja muito mais produtivo que a escola, vai por mim…
– Como é comprar eletrônicos aí?
Você precisa da autorização do vice-governador local, assinatura de três ministros, cópia autenticada do passaporte da sua bisavó e tradução juramentada da sua certidão de nascimento. Daí vai na loja e dá uma olhadinha nos preços. Dizem que na internet, de qualquer lugar do mundo, também dá prá pesquisar essas coisas.
– Alguém vendendo dólar?
Todas casas de câmbio da cidade, a maioria dos bancos, alguns correios e um monte de brasileiros. Aliás, a quem interessar possa, tô comprando.
– Qual o melhor site para aprender sobre a vida no exterior?
O da Sua Conterrânea tá longe de ser o melhor, mas tem umas babaquices metidas a engraçadinhas e outras reflexões até meio profundas – varia de acordo com as oscilações de humor de uma doida que nos últimos 10 anos morou em 6 países diferentes.
De todos os blogs sobre morar fora que eu ando lendo por aí o seu é o melhor. Humor ácido. Sinceridade. hahah amando isso aqui!
CurtirCurtir
Ô Gabi, brigada 🙂 Que bom que tu te diverte! Beijão!
CurtirCurtir